Isa Extreme

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Surfista e a Apnéia

Apnéia ação voluntária e ou involuntária de bloquear a respiração.

Mecanismo inerente ao ser humano, está presente diariamente nas nossas vidas, é sim, diariamente, lavando o rosto logo cedo, ou mesmo no banho, ah, quando  tomamos aquele copo d´água, com aquela baita sede,  virando de uma vez, esqueci, tem gente que vira dessa forma, cerveja, uma pinguinha e aí por diante, fazemos uma apnéia enquanto engolimos, tente respirar ao mesmo tempo que engole, esse tempo é de realização de uma apnéia, ela pode durar um segundo ou mais. Quando mergulhamos na piscina, no mar e principalmente quando tomamos uma VACA, seja numa valinha, ou numa BOMBA, realizamos APNÉIA.
Esse mecanismo, pode e deve ser treinado pelo surfista, isso vai melhorar a capacidade de permanecer mais tempo, ir mais distante, ou até mesmo, mais profundo, porém o mais louco dessa questão toda da apnéia, é que, conseguimos não só a melhora dessa capacidade, mas, conseguimos melhorar fisiologicamente, para qualquer esporte, principalmente o SURF, que é o nosso foco no momento.
Há alguns anos, treinando para realizar minhas últimas tentativas de recordes de apnéia em profundidade, meu grande amigo cirurgião, grande conhecedor da apnéia e médico do esporte, Dr. Jorge Ribera, inclusive em 2001 foi médico da equipe brasileira 5ª colocada no mundial de apnéia na Espanha, o qual fiz, com muita honra, parte da equipe, ele me procurou e disse: -“ Chris, vamos estudar mais a fundo a apnéia e ver o que conseguimos com os resultados de aplicação nos esportes, cara, tenho certeza que mexe muito com o fisiológico do atleta” , respondi: - “vamo embora”.
Fui em primeiro lugar, fazer uma avaliação física em um clube de futebol, foi de mais, os limiares e VO2 foram bem altos, os caras ficaram interessados,  como que um mergulhador surfista, poderia ter uma capacidade tão boa assim, mais do que muito jogador de futebol profissional. Isso eu tava com 33 anos.
A coisa começou a despertar mais ainda a atenção, observação e análise dos treinos onde colocávamos a apnéia, objetivando performance.
Um ano depois, tivemos a idéia montar um protocolo científico junto com o Fisiologista Dr. Renato Lotufo, sabíamos que havia melhora fisiológica, é fato, mas, queríamos entendê-la. Hipóxia e Hipercapnia, duas condições que em atividades físicas, em treinamento, ocorrem, e principalmente em treinamento de apnéia, fomos por essa linha de modelo de pensamento.

Uma situação hipóxica, que quer dizer, pouco oxigênio no ambiente, ou sendo inspirado e enviado para o organismo, promove uma reação direta na glândula supra renal, que é responsável por produzir alguns hormônios e, inclusive, um que possui uma função específica, O EPO- ERITROPOETINA, esse hormônio age devido a essa situação hipóxica diretamente na medula óssea, onde é produzido o sangue em nosso organismo.

Essa ação do EPO faz aumentar o número de glóbulos vermelhos, que são responsáveis por captar e transportar mais Oxigênio no organismo, promovendo uma melhora na capacidade aeróbia de qualquer atleta.

Para esse protocolo estudamos, em torno de 12 trabalhos científicos que falavam sobre isso, só que nenhum sobre apnéia hipóxica, não havíamos encontrado principalmente aqui no Brasil.

Nestes trabalhos estudados, a melhora de produção do EPO variava entre 9% e 25%, conseguimos fazendo o protocolo com a apnéia, 32%, foi impressionante.
Paralelamente, analisamos as condições hipercápnicas, que se referem à quantidade de acúmulo de gás carbônico no organismo, outro resultado importante, os níveis de acumulo de CO2, chegavam acima de 65mmhg, fazendo apnéia, é deixar o organismo muito ácido.

Avaliamos fisicamente e hematológicamente todos os indivíduos do grupo de amostra (realizaram de apnéia) e o grupo controle (não realizaram apnéia), melhoraram limiar anaeróbio em torno de 4%, VO2 6%, a FC de esforço, diminuiu mais de 10 batimentos, isso nos provou que a apnéia é fundamental para obter performance em qualquer esporte.
No nosso treinamento dirigido ao surf, a apnéia é presente em todas as sessões, misturamos a natação com apnéia, a remada com apnéia, musculação sob a água, claro, em apnéia, somente exercícios de apnéia, com estática , dinâmica, e quando possível, profundidade, além de outros exercícios como funcionais.

Bons resultados tanto de performance de apnéia, como de resposta fisiológica que ela proporciona, são provenientes de jogos de tempo de respiração com tempo de bloqueio, esforço e  tipo de exercício realizado.
Dentro da filosofia TREINAR PARA SURFAR BEM, o M.S.R. método de simulação da realidade, simula situações que o corpo sofre em uma sessão de surf, promove com a apnéia, situações hipóxicas, que estimulam o EPO e também situações hipercápnicas, que proporcionam um grande acúmulo de gás carbônico, desta forma conseguimos promover constante aumento de capacidade aeróbia e, também, aumento dos limiares anaeróbios, que proporcionam aumento de capacidade de um surfista realizar por tempo relativamente prolongado, trabalho muscular intenso, sem perder a qualidade técnica, aumentando tempo de sessão de surf, números de ondas surfadas, mais vezes em pé sobre a prancha, mais eficiência em passar a arrebentação, menor tempo de recuperação no outside, maior tranqüilidade em situações críticas, entre outros fatores inclusive os subjetivos, ou seja, conforto e mínimo estresse, principalmente em dias de ondas grandes.
Portanto, a importância da aplicação da apnéia em treino direcionado a surfistas, é de grande valia, porém, deve ser aplicado com muita responsabilidade, atenção e conhecimento, porque acidentes ocorrem, são sérios e podem levar um praticante  a problemas irreversíveis, levando até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário